15 de novembro de 2010

Manifestações contra o Enem

Um novo protesto contra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está marcado para hoje (15/11), às 15h, após a prova da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A concentração será no posto 8 da praia de Ipanema.

Na tarde da última sexta-feira (12), candidatos prejudicados pelos erros no Enem realizaram manifestação no Centro do Rio. Munidos de cartazes e narizes de palhaço, os estudantes reuniram-se nas escadarias da Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, e depois seguiram em passeata até o prédio do Ministério da Educação (MEC), também no Centro, para protestar contra as falhas. O futuro da prova continua a preocupar os alunos.

A Defensoria Pública da União (DPU) continuará recebendo, até o próximo dia 19, mensagens de estudantes e pais com reclamações e denúncias sobre as provas distribuídas no dia 6 de novembro, pelo endereço eletrônico enem2010@dpu.gov.br. Até a última sexta-feira (12), mais de quatro mil emails já haviam chegado por essa conta.

A partir do dia 20, as mensagens recebidas pela DPU serão impressas e encaminhadas à Justiça Federal no Ceará, com pedido para que sejam juntadas ao processo de Ação Civil Pública (ACP) que pede o cancelamento da prova. De acordo com o defensor público federal Ricardo Emilio Salviano, responsável pela criação da conta de email, as reclamações servirão para reforçar a iniciativa.

A DPU está auditando as mensagens, separando por tipo de denúncia e ainda retirando emails repetidos ou que não sejam relacionados diretamente ao questionamento de estudantes, como, por exemplo, emails de apoio à iniciativa. Em virtude desse processo, até o final do período, está suspensa a divulgação de contabilidade parcial das queixas recebidas.

As reclamações que já chegaram à Instituição, vindas de diversos estados, apontam erros como atraso e ausência de informações pelos fiscais, inversão do cabeçalho em folhas de respostas, questões em branco ou com duplicidade de numeração e conteúdo, e também perguntas sem numeração.

Comunicação DPU/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário