21 de maio de 2012

Centenas de pessoas recebem orientação jurídica na Central do Brasil / RJ

O Dia Nacional da Defensoria Pública 2012 foi lembrado no Rio de Janeiro por evento promovido, na véspera da data, na Estação Ferroviária Central do Brasil. Em 18 de maio, defensores públicos federais, servidores, bacharéis voluntários e estagiários que atuam na DPU/RJ foram para o local, um dos de maior movimento da Cidade Maravilhosa, e ficaram à disposição da população, no período de 10 às 16 horas.

Em duas tendas, montadas com o apoio da SuperVia, (administradora da Central do Brasil), foram esclarecidas dúvidas e prestadas orientações jurídicas dentro do contexto de atuação da DPU, isto é, concernentes à Justiça Federal. Foram contabilizados mais de 480 atendimentos. A maior demanda ficou por conta de casos ligados à Área Previdenciária, como orientações a respeito do "Loas" (Benefício de Prestação Continuada) e sobre revisão de auxílio-doença. Esclarecimentos referentes a financiamentos feitos junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para aquisição de moradia também foram muito requisitados.


Na opinião do DPF Thales Arcoverde Treiger, ações como esta são importantíssimas, no que toca à aproximação da Instituição com seus assistidos. “A população mais carente precisa tomar conhecimento dos seus direitos e saber que pode contar com a Defensoria Pública da União para garanti-los. Um evento como este divulga a existência da Instituição justamente para quem mais precisa dela”, disse o defensor.

O defensor público-chefe da Unidade Eraldo Silva Júnior concorda. “É fundamental que a DPU vá até a população. Aqui no Rio de Janeiro, sempre que possível, procuramos participar de eventos como este. Desta vez, a experiência teve ainda um fator especial, diferencial. Toda a ação foi organizada e promovida pela DPU/RJ, contando com seus próprios recursos, não esquecendo, é claro, do apoio da SuperVia, que cedeu o espaço e as tendas”, afirmou.     


Além de Thales Treiger e Eraldo Silva Júnior, participaram do evento os defensores públicos federais Leticia Sjöman Torrano, Felipe Caldas Menezes, Maria Cecília Lessa da Rocha, Patrícia Soares Henriques Py, Cristina Gonçalves Nascimento, Carlos Eduardo Santos Wanderley, Shelley Duarte Maia, Maria Joanna Pacheco e Chaves, Romeu César Ferreira Fontes, e ainda as defensoras Carolina Soares Castelliano Lucena de Castro e Fabiana nunes Henrique Silva, ambas lotadas na Unidade da DPU em Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.

Apoiando os defensores, colaboraram os servidores André Barbosa Zamith, Gabriela Natarelli Santos, Gloria T. S. Melgarejo, Kheila Melo, Uilton de Azevedo Dantas e Vanda Paiva Nogueira da Gama. A DPU/RJ pôde contar ainda com a bacharela voluntária Adriana Crerie e os estagiários Luciano França de Azevedo, Maria de Fátima dos Santos, Thamires Mendes F. Barcelos, Raphael Corrêa Pinto Felício, Melquizeque Ramos da Silva, Cândida Rosa Ferreira Costa, Carmen Lúcia Costa, Denisa F.M. Pestana, Fernando Gabriel L. Custódio, Gabriela Coriolano Machado, Thaisa Helena S. Basílio, Edimar Franco e Stenio Abreu de Lima..

Comunicação DPU/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário