Nos últimos dias, a imprensa tem repercutido a dor e o desespero que tomaram conta da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, devastada por uma tragédia sem precedentes na história do País. Já são mais de 700 mortos e o número de desabrigados e desalojados passa de 15 mil.
A Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro (DPU/RJ) presta solidariedade às vítimas desta catástrofe e coloca-se à disposição para todas as ações necessárias ao auxílio da população.
Quando e se for preciso, a DPU agirá, dentro de sua área de atuação na esfera federal, prestando assistência jurídica especializada à população carente atingida pela tragédia. Por hora, a Instituição soma forças à grande corrente de solidariedade que se alastrou pelo Brasil, potencializando a divulgação das alternativas de ajuda às vítimas, tanto perante seus defensores e servidores quanto a sociedade em geral.
Como ajudar:
Doação de sangue
O Hemorio montou um esquema especial de atendimento. Para doar, é preciso estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 kg. Não é necessário estar em jejum. A única recomendação é evitar alimentos gordurosos antes da coleta. O doador deve apresentar um documento de identidade. Pelo telefone 0800 282-0708, é possível agendar horário para fazer a doação. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca nº 8, no Centro, e funciona de segunda a domingo, das 7h às 18h.
Coleta de donativos
Há postos de coleta espalhados por todo o Estado. As vítimas estão precisando de doações de água potável, alimentos não-perecíveis, roupas, lençóis, cobertores, toalhas, colchonetes, remédios e material de limpeza e higiene pessoal.
A Cruz Vermelha divulgou que os itens mais necessários no momento são os produtos de primeira necessidade, como água e alimentos, e também materiais de limpeza e higiene. Kits são montados com papel higiênico, absorvente, desodorante, shampoo, sabonete, escova e pasta de dente, pente e barbeador. Mamadeiras, chupetas, fraldas descartáveis, baldes, panos de chão, desinfetante, cloro ou água sanitária, rodo, pá e vassoura são muito importantes. Fósforos e velas também, já que a maioria das pessoas está sem luz.
Obs.: É muito importante que os alimentos que forem doados sejam de pronto consumo, que não precisem ser cozidos. Na Região, não há fornecimento de gás, fogão e nem água para cozinhar.
Postos de coleta
Cruz Vermelha: Praça da Cruz Vermelha, 10, Centro. Postos instalados na sede e também na Rodoviária Novo Rio (piso de embarque inferior, das 9h às 17h) e nos quartéis do Corpo de Bombeiros. A instituição está cadastrando voluntários para ajudar na triagem do material arrecadado.
Metrô Rio: Estações Carioca, Central, Largo do Machado, Catete, Glória, Ipanema/General Osório, Pavuna, Saens Peña, Botafogo, Nova América/Del Castilho e Siqueira Campos: água mineral, alimentos e produtos de higiene pessoal.
Polícia Militar: Todos os batalhões da PM do Rio: água mineral, alimentos não-perecíveis e material de higiene pessoal.
Viva Rio: Roupas e mantimentos. Rua do Russel, 76, Glória. A ONG também recebe donativos nas Lojas Americanas e nas estações do metrô de General Osório, Siqueira Campos, Botafogo, Carioca, Glória, Largo do Machado, Catete, Central do Brasil, Saens Peña, Nova América e Pavuna.
Estádios: Maracanãzinho (8h às 20h; entrada pelo portão 12 A) e Caio Martins (8h às 20h; entrada pelo portão principal): garrafas de água potável, fraldas, material de higiene pessoal, colchonetes, alimentos não-perecíveis, roupas e agasalhos.
Supermercados: Arrecadação em todas as 100 lojas da rede do Grupo Pão de Açúcar no Estado: Pão de Açúcar, ABC Compre Bem, Sendas, Extra Supermercados e Assaí.
Shoppings: Bangu Shopping; Boulevard Shopping São Gonçalo; Carioca Shopping; Caxias Shopping; Center Shopping Rio; Fashion Mall; Ilha Plaza; NorteShopping; Passeio Shopping; Plaza Shopping; Recreio Shopping; Rio Plaza Shopping; Santa Cruz Shopping; Shopping Grande Rio; Shopping Leblon; Shopping Tijuca; Via Parque Shopping; West Shopping.
Ponte Rio-Niterói: A concessionária que administra a Ponte colocou um container para receber doações junto à praça de pedágio, à direita de quem segue no sentido Niterói.
Fecomércio, Sesc Rio e Senac Rio: As unidades do Sesc Rio (2ª a 6ª feira, das 9h às 18h), do Senac Rio (2ª a 6ª feira, das 9h às 19h; aos sábados, das 9h às 12h) e a sede do Sistema Fecomércio-RJ (2ª a 6ª feira, das 9h às 18h) estão coletando água mineral, alimentos não-perecíveis, roupas de cama e banho, material de limpeza e de higiene pessoal e colchões.
Sesi e Senai: O horário de funcionamento é das 8h às 17h.
Espaços culturais: Biblioteca Parque de Manguinhos; Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira (Niterói); Casa de Cultura Laura Alvim; Casa de Oliveira Viana (Niterói); Escola de Artes Visuais do Parque Lage; Museu Carmem Miranda; Museu do Primeiro Reinado; Museu do Ingá (Niterói); Casa França-Brasil; Museu da Imagem e do Som; Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Teatro João Caetano; Teatro Armando Gonzaga; Teatro Arthur Azevedo; Teatro Glaucio Gil; Escola de Música Villa-Lobos.
Comunicação DPU/RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário