Neste domingo (19), a Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro (DPU/RJ) marcou presença no projeto Ação Global. Durante todo o dia, defensores públicos federais, servidores e estagiários da Unidade prestaram serviço de orientação jurídica, esclarecendo a população sobre como proceder em demandas de âmbito federal. A ação foi promovida no Forte Duque de Caxias, no Leme (RJ), e atendeu principalmente às comunidades de Chapéu Mangueira e Babilônia.
Nos cerca de 140 atendimentos realizados, as dúvidas que se apresentaram com mais freqüência foram sobre direitos relativos à Previdência Social, como auxílio-doença, LOAS (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social) e aposentadoria. Esclarecimentos sobre o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e financiamentos feitos junto à Caixa Econômica Federal também foram muito requisitados.
Atuaram na Ação, o defensor público-chefe da DPU/RJ Eraldo Silva Júnior, a defensora pública-chefe substituta Suzana de Queiroz Alves, as defensoras públicas federais Carolina Soares Castelliano Lucena de Castro e Maria Izabel Gomes Sant`Anna, os servidores Gloria Teresinha da Silva Melgarejo (Comunicação), Silvio da Conceição Vigo (RH) e Tânia Regina Mahmoud dos Santos Vigo (Administração), e os estagiários Luciano França de Azevedo (DPF Amanda Fernandes Silva de Oliveira), Giovana Carnavalli Gonzalez (DPF Renan de Araújo de Souza), José Carlos Leal Chaves (DPF Maria Joanna Pacheco e Chaves) e Igor Costa Couto (DPF Carolina Soares Castelliano Lucena de Castro).
A Ação Global é um projeto do SESI e da Rede Globo, criado em 1995, que tem como objetivos facilitar a todo cidadão o acesso aos direitos essenciais e montar uma rede de solidariedade, unindo instituições públicas, privadas e do terceiro setor para a prestação de serviços gratuitos relevantes para a população. A participação da DPU no evento teve um saldo extremamente positivo, porque, sobretudo, possibilitou uma ampla divulgação da Instituição.
Comunicação DPU/RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário