A Defensoria Pública da União (DPU), por meio do defensor público federal Renan Vinicius Sotto Mayor, participou, nesta quinta-feira (02/06), na Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro (DPGE/RJ), do Curso de Formação de Defensores da Paz. A DPU representou o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), do qual é integrante. O defensor federal abordou o tema Direitos Humanos, ao lado do coordenador do Núcleo de Direitos Humanos (Nudedh) da DPGE/RJ Fábio Amado.
O projeto “Defensores da Paz” tem por objetivo capacitar moradores e lideranças comunitárias locais para o conhecimento e a defesa de seus direitos, a partir da valiosa ferramenta da Educação em Direitos, em aulas sobre direitos humanos, habitação, infância e juventude, tortura, tratamentos degradantes, direitos trabalhistas e previdenciários, registro civil, entre outros.
Para Renan Vinicius Sotto Mayor, “o evento foi fundamental para debatermos Direitos Humanos, não de uma perspectiva teórica, mas sim com uma visão prática, capacitando lideranças comunitárias, que lutam pela concretização dos Direitos Humanos!”.
Organizado pela Coordenadoria Geral de Programas Institucionais e pelo Nudedh, da DPGE/RJ, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, o Curso de Formação de Defensores da Paz pretende capacitar, ao longo de vinte aulas, moradores e lideranças comunitárias, no sentido de terem conhecimento e ferramentas para conter abusos e arbitrariedades cometidos pelo Estado, através de seus agentes, e para que sejam multiplicadores dessas informações. Serão desenvolvidas atividades teóricas e práticas, que contribuam para a transformação social e o exercício pleno da cidadania.
Comunicação DPU/RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário