27 de maio de 2016

Concurso para estágio na DPU/RJ reúne cerca de 400 estudantes de Direito

Auditório da DPGE/RJ
Nesta terça-feira, dia 24/05, cerca de 400 candidatos participaram do Processo Seletivo para Estágio Remunerado na Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro (DPU/RJ). As provas foram realizadas em três locais: na sede da DPU/RJ (Rua da Alfândega, nº 70 – Centro), na Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro (DPGE/RJ – Rua Marechal Câmara, 314 – Centro) e na Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB/RJ – Rua Marechal Câmara, 150 – Centro). A disponibilização dos espaços pelas duas instituições citadas, DPGE/RJ e OAB/RJ, foi fundamental para o sucesso do evento e a DPU/RJ agradece publicamente pela generosidade e parceria.

Auditório da DPU/RJ 
O processo de seleção destina-se ao preenchimento de vagas no quadro de estagiários remunerados da DPU/RJ e à formação de cadastro de reserva. Puderam concorrer estudantes de Direito que estão entre o terceiro e o nono semestres do curso. A remuneração mensal será de R$ 800 para jornada de 20 horas semanais. O estagiário também receberá R$ 8 de auxílio-transporte por dia efetivamente estagiado. A duração do estágio é de, no mínimo, um semestre e vale como serviço público relevante e prática forense.

Auditório da OAB/RJ
Para a candidata Michelle Theotonio, que está na segunda graduação (é formada em Jornalismo e agora cursa Direito), a decisão de participar do concurso foi tomada porque pretende seguir carreira em órgãos públicos. A estudante conta que estagiou durante um ano na DPGE/RJ e sabe “o quanto a Defensoria Pública é um órgão sério”. 

Michelle Theotonio

Já Mariana Winter Gonçalves motivou-se por causa dos relatos positivos que ouviu de vários amigos que são estagiários da DPU/RJ. Segundo Mariana, eles gostam muito, “justamente por estarem mais próximos da população”, aplicando o que aprendem na faculdade, “podendo ajudar a efetivar direitos humanos, o que é muito importante”.

Mariana Winter Gonçalves

Victor Alexandre de Andrade Bertolotto também participou do certame. Tendo estagiado por dois anos na DPGE/RJ, deseja agora o ingresso no quadro de estagiários da DPU. “Toda essa minha experiência foi muito gratificante, não só pelo aprendizado, mas por cada dia de trabalho; conseguir, tentar ajudar e, às vezes, mudar de fato a vida de um assistido, principalmente num país em que a maioria da população é pobre e precisa muito desse amparo. Eu recomendo, pra todo estudante de Direito, passar por este tipo de experiência”, afirmou o candidato.

Victor Alexandre de Andrade Bertolotto

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

DPU/RJ
DPGE/RJ
DPGE/RJ
DPGE/RJ
DPGE/RJ
DPGE/RJ
DPGE/RJ
OAB/RJ
OAB/RJ
Comunicação DPU/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário