15 de maio de 2015

DPU/RJ encerra fórum criminal com resoluções para sua atuação

Terminou hoje o I Fórum Criminal dos Defensores Públicos Federais da 2ª Região, realizado entre os dias 13 e 15 de maio no auditório da sede da Defensoria Pública da União (DPU) no Rio de Janeiro. O evento foi aberto ao público e contou com a participação de defensores público federais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, além de representantes de outros Estados.

Durante os três dias de fórum, foram apresentados temas relevantes na área penal e, ao final do encontro, foi promovido debate, visando à produção de enunciados que pautarão a atuação dos defensores públicos federais em suas ações.

Na quarta-feira (13) os temas apresentados foram: “Processo Penal do Espetáculo”, por Rubens Casara, juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ); “O Princípio da Imparcialidade do Juiz no Processo Penal”, por Simone Schreiber, desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), e “Audiência de Custódia: Desafios Práticos, Jurídicos e Políticos para a sua Concretização no Brasil”, por Caio Paiva, defensor público federal.

Já no dia 14 (quinta-feira), as palestras ministradas tiveram como assunto: “A Justiça Militar na Ordem Constitucional Brasileira”, por Juliana Cesario Alvim Gomes, professora de Direito Constitucional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); “De Contraventores a Contrabandistas: a Exploração de Máquina Caça-níquel no Rio de Janeiro”, por Carolina Castelliano, defensora pública federal, e “O Papel da Defensoria Pública na Construção da Jurisprudência do STF”, por Gustavo Ribeiro, defensor público federal e assessor-chefe de atuação no Supremo Tribunal Federal.

O último dia do Fórum, sexta-feira (15), ficou reservado para a audiência pública, na qual se deliberou publicamente a aprovação de enunciados de orientação acerca das estratégias de atuação da DPU na área criminal.

O I Fórum Criminal dos Defensores Públicos Federais da 2ª Região foi idealizado pelos defensores públicos federais Carolina Castelliano e Óscar Ribeiro Batista, que contaram, para a organização do evento, com o apoio da Administração Superior, da Chefia da Unidade - na pessoa do defensor público-chefe Romeu César Ferreira Fontes -, e da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), e ainda com a colaboração da Coordenação Acadêmica (Coac) e da Divisão de Contratos (Dicont) da DPU no Rio de Janeiro,

Comunicação DPU/RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário