Na manhã desta segunda-feira (18), os assistidos da Defensoria Pública da União (DPU) no Rio de Janeiro foram recebidos na unidade com uma mesa de café da manhã, oferecido em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado no dia 19 de maio.
Durante o evento, foram entregues placas de agradecimento aos deputados federais Alessandro Molon e Jandira Feghali (através de representante), que foram recepcionados pelo defensor público-chefe da Unidade Romeu César Ferreira Fontes, pelo forte apoio que têm prestado à luta pelo fortalecimento da DPU.
Molon fez questão de ressaltar, em seu discurso, a luta que se trava, no Congresso Nacional em Brasília, para fortalecer a Defensoria Pública da União, de modo a garantir um serviço de assistência jurídica de qualidade à população mais carente. “Estamos lutando em Brasília para que, cada vez mais, quem não pode pagar um advogado tenha um advogado público para defender os seus direitos. É isso que é a Defensoria Pública. Por isso, queria, junto com vocês, homenagear a todos os defensores, pois eles escolheram dedicar suas vidas a essa missão de garantir acesso à justiça a quem não pode pagar um advogado”, afirmou o parlamentar.
Sobre as lutas que a DPU enfrenta, o deputado acrescentou: “Sabemos que o serviço que os defensores gostariam de prestar enfrenta dificuldades de instalação, de quantidade de membros, além de outros entraves. Eles recorrem muito a nós, em Brasília, justamente para pedir para ajudá-los a garantir à população um serviço melhor. Essa é a nossa luta; é um direito da população. Não é nenhum favor o que se está fazendo. Os defensores sabem disso e nós também. Estamos lutando para melhorar o acesso à justiça ao povo do nosso país, que tem o direito a uma assistência jurídica decente e qualificada como a dos nossos defensores.”
O evento contou ainda com a participação de defensores públicos federais, que discursaram sobre a importância da Instituição, sua relevante função de atender com qualidade a população, além da necessidade de se fortalecer a DPU. Assistidos que conseguiram vitórias na Justiça, graças à atuação da Defensoria, também tiveram vez ao microfone para contar suas histórias e agradecer a intervenção da Instituição nas suas causas.
Comunicação DPU/RJ



Nenhum comentário:
Postar um comentário