29 de maio de 2018

DPU na Rocinha: a favela recebeu visita do embaixador da ONU


O ator norte-americano Danny Glover, embaixador das Organizações das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos e Questões Raciais, esteve, neste domingo (27/05), na favela da Rocinha, em São Conrado, no Rio de Janeiro, com o objetivo de se encontrar com a Comissão Popular da Verdade e ouvir moradores locais sobre a onda de violência que tem tomado conta da região. A Comissão é um espaço de articulação de lutas, mobilização popular, mas também de monitoramento de violações de direitos em resposta à intervenção militar sobre a Segurança Pública do estado do Rio. Movimentos populares, organizações políticas, defensores de direitos humanos e cidadãos fluminenses foram convidados a se somar ao encontro. A Defensoria Pública da União foi representada pela defensora pública federal Ana Lúcia Castro de Oliveira.

Foto: Xaolin/colaborador ANF (reprodução Internet)
O evento seria realizado na sede da Associação de Moradores da Rocinha, mas a manhã violenta de intensos confrontos fez com que a reunião fosse transferida para um espaço ao lado da passarela que cruza a autoestrada Lagoa-Barra. Em sua fala, a defensora pública federal destacou o trabalho que tem sido feito pelo grupo, criado pela DPU, de acompanhamento da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro. Denominado “DPU Mais Rio - Pela proteção dos direitos dos cidadãos do Rio de Janeiro”, tem o objetivo de monitorar as ações durante o período e receber denúncias de violações de direitos ocorridas ao longo da intervenção.

“Os cidadãos que presenciarem situações de violações de direitos poderão denunciá-las sem a necessidade de se identificarem, por meio de um formulário virtual disponível no hotsite do Grupo DPU Mais Rio, vinculado ao portal da Defensoria Pública da União, no endereço  www.dpu.def.br/dpumaisrio”, informou Ana Lúcia, que é membro do grupo.

Saiba mais sobre o “DPU Mais Rio”, clicando AQUI.

Comunicação DPU/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário